PRÉDIOS CONTRA A FOME
Informar amplamente os moradores para que saibam como aderir à campanha. Estabelecer divisão de tarefas dos apoiadores (ex: contato com as instituições, confecção dos cartazes). A participação do síndico é bem-vinda.
Definir estratégias de comunicação. Quais serão os canais formas de comunicação com os moradores (exemplos: grupos de Whatsapp, cartazes no elevador)? Lançar campanha via comunicação para moradores. Listar alimentos prioritários de acordo com necessidades identificadas pelas organizações da sociedade civil (OSCs) e entidades parceiras.
Identificar OSCs e entidades parceiras comprovadamente ativas que atendam famílias e façam o trabalho de distribuição de alimentos e itens de higiene (perguntas: quais são itens prioritários para doação? A organização consegue fazer a retirada? Caso não seja possível, há quem possa trasladar os alimentos?) Para minimizar custos de logística, sugere-se identificar entidades geograficamente próximas. Outra possibilidade inclui contatar organizações com capacidade de logística e capilaridade nacional, como a Central Única das Favelas (CUFA). A Ação da Cidadania mapeou, em parceria com a Google, cozinhas solidárias que também podem receber os alimentos. Para encontrá-las, basta digitar Cozinhas Solidárias na barra de busca do Google Maps e clicar em buscar.
Instalar mesas ou caixas para a coleta de doações dos moradores em lugar de visibilidade, por onde passem com frequência, com placa de identificação: “CAMPANHA DOAÇÃO DE ALIMENTOS DOS MORADORES DO EDIFÍCIO X” e anunciar prazo para coleta das doações, por exemplo, uma vez por mês.
Nas coletas das doações, manter planilha para quantificação dos produtos com registro de entrega. Pedir fotos e vídeos das organizações com as doações recebidas, de modo a manter vivo o engajamento dos moradores.
FAQ PRÉDIOS CONTRA A FOME
Tire todas as suas dúvidas antes de dar inicio a campanha no seu prédio
Para quem devem ser destinados os alimentos arrecadados?
Como deve ser feita a coleta física?
Quais as vantagens da ação do Prédios Contra a Fome?
Quais as melhores formas de comunicação?
Para mais informações, envie um email para: