• PRÉDIOS CONTRA A FOME

    Você sabia que o seu prédio pode alimentar muitas pessoas que vivem próximas a ele e não têm nada para comer?

  • TRAGA O SEU PRÉDIO PARA O 15POR15

    Foi o que o Edifício Paulicéia, localizado na Avenida Paulista em São Paulo, começou a fazer desde Abril de 2021, quando moradores instalaram mesas para coleta próximas à entrada da garagem e divulgaram a campanha.

     

    Até o momento, doaram dessa forma mais de 5 toneladas de alimentos a entidades próximas ao prédio, que por sua vez, fizeram com que os alimentos chegassem àqueles que mais precisam. 

     

    Esta ação solidária inspirou outros a fazerem o mesmo, e então, eles criaram a campanha Prédios Contra a Fome.

     

     A campanha é um convite a prédios e condomínios de todo o país para que façam o mesmo! Já imaginou quantas pessoas serão alimentadas se multiplicarmos esta ação?!! 

     

    Para isso, basta colocar a solidariedade no caminho do seu dia a dia e quando você e seus vizinhos chegarem do mercado do bairro com um pacote a mais de alimento será fácil deixá-lo na mesa da doação do seu prédio! E então? Vamos nessa?

  • 5 PASSOS PARA CRIAR UMA CAMPANHA

    Como arrecadar doações de alimentos no seu condomínio:

    COMUNICAÇÃO

    Passo 1

    Informar amplamente os moradores para que saibam como aderir à campanha. Estabelecer divisão de tarefas dos apoiadores (ex: contato com as instituições, confecção dos cartazes). A participação do síndico é bem-vinda.

    Passo 2

    Definir estratégias de comunicação. Quais serão os canais formas de comunicação com os moradores (exemplos: grupos de Whatsapp, cartazes no elevador)? Lançar campanha via comunicação para moradores. Listar alimentos prioritários de acordo com necessidades identificadas pelas organizações da sociedade civil (OSCs) e entidades parceiras.

    PARCERIAS

    Passo 3

    Identificar OSCs e entidades parceiras comprovadamente ativas que atendam famílias e façam o trabalho de distribuição de alimentos e itens de higiene (perguntas: quais são itens prioritários para doação? A organização consegue fazer a retirada? Caso não seja possível, há quem possa trasladar os alimentos?) Para minimizar custos de logística, sugere-se identificar entidades geograficamente próximas. Outra possibilidade inclui contatar organizações com capacidade de logística e capilaridade nacional, como a Central Única das Favelas (CUFA). A Ação da Cidadania mapeou, em parceria com a Google, cozinhas solidárias que também podem receber os alimentos. Para encontrá-las, basta digitar Cozinhas Solidárias na barra de busca do Google Maps e clicar em buscar.

    COLETA

    Passo 4

    Instalar mesas ou caixas para a coleta de doações dos moradores em lugar de visibilidade, por onde passem com frequência, com placa de identificação: “CAMPANHA DOAÇÃO DE ALIMENTOS DOS MORADORES DO EDIFÍCIO X” e anunciar prazo para coleta das doações, por exemplo, uma vez por mês.

    Passo 5

    Nas coletas das doações, manter planilha para quantificação dos produtos com registro de entrega. Pedir fotos e vídeos das organizações com as doações recebidas, de modo a manter vivo o engajamento dos moradores.

  • SEJA UM PRÉDIO CONTRA FOME

    FAÇA A INSCRIÇÃO

    COMO PRÉDIO EMBAIXADOR

    BAIXE E COMPARTILHE O

    MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

  • FAQ PRÉDIOS CONTRA A FOME

    Tire todas as suas dúvidas antes de dar inicio a campanha no seu prédio

Todos os Posts
×